Itália

A Itália é um dos países mais visitados do mundo e também um dos mais fascinantes. A cultura vibrante, a culinária famosa, as cidades, a história, as paisagens – atrativos não faltam para atrair a todo tipo de turista. Isso sem falar no povo italiano, uma atração à parte com seu jeito apaixonado de ver o mundo, muito próximo ao nosso.

Andar pelas ruas de Roma é uma verdadeira viagem a um passado glorioso e milenar; ver de perto as ruínas da chamada Cidade Eterna transporta o visitante diretamente à ilustre época do império. Em pontos turísticos como o Coliseu, a parada é obrigatória. O Fórum Romano assim como a Fontana de Trevi, verdadeiras obras primas da arquitetura italiana, não podem ficar de fora do roteiro. Não deixe de experimentar o famoso gelato e sentar-se em um tradicional café para saborear o original cappuccino e o expresso italiano.

Importante Saber
Capital Roma
Idiomas Língua italiana

Língua catalã

Regime de Governo República parlamentarista
Países fronteiriços
França, Suíça, Áustria,

Eslovênia e São Marinho

População Estimada 60,6 milhões de habitantes.
Moeda Euro (EUR).
Fuso Horário GMT+1. +05:00 horas.
Voltagem 220v. É recomendado levar um adaptador universal para as tomadas.
Religião Protestantismo, Catolicismo e outro.
Visto Brasileiros não necessitam de visto até 90 dias (turismo e/ou negócios), basta apenas apresentar o passaporte com validade de até 1 (um) mês (da data de retorno ao Brasil), com pelo menos 1 (uma) página em branco e apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina).
Vacinas Não existe vacina obrigatória para entrada no país, ademais, é necessário o seguro viagem internacional contratado no país de origem. Em caso de dúvida, consulte seu médico ou o Centro de Informações ao Viajante de sua cidade.
Contato da Embaixada Brasileira Piazza Pasquino, 8

00186 – Roma

Site: http://cgroma.itamaraty.gov.

 E-mail: pretoria.itamaraty.gov.br, Tel. (+27) 12 366 5200

 

Temperaturas e precipitações médias

Temp Jan Fev Mar Abr Mai Jun
max 30,8° 30,7° 31,4° 31,5° 30,8° 29,2°
min 21,6° 22° 22,4° 22,3° 21,6° 20,4°
Temp Jul Ago Set Out Nov Dez
max 28,6° 29,2° 29,9° 29,7° 30,1° 31,1°
min 19,6° 19,4° 19,7° 20° 20,4° 21,2°

 

Chuva Jan Fev Mar Abr Mai Jun
mm 214 265 266 186 57 14
Chuva Jul Ago Set Out Nov Dez
mm 3 1 2 2 4 35

 

 

Culinária italiana

  • Risoto

Um dos pratos mais tradicionais da cozinha italiana, muito consumido no norte do país, o risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, adicionando outros ingredientes do seu gosto ao longo processo. Para os italianos fazer o Risotto constitui três grandes desafios. Primeiramente, a consistência precisa ser all’onda, ou seja, deve ser cremosa, mas jamais fluida como uma sopa. Em segundo lugar, o arroz tem de ficar necessariamente al dente. Por último, deve possuir uma característica pastosa, porém não empapada. Apenas um prato com essas características pode ser digno de ser nomeado risoto italiano.

  • Lasanha

Uma das massas mais apreciadas e consumidas  na Itália, a lasanha possui diversos recheios criados ao longo dos tempos. A tradicional lasanha, contudo, leva massa, molho e queijos, sendo os preferidos o ricota e o parmesão. No Brasil, é adicionada à receita carne suína à bolonhesa, uma combinação saborosa elogiada pelos próprios italianos.

  • Carpaccio

Carpaccio é um prato criado na cidade de Veneza feito com carne bovina ou peixe cru. O carpaccio foi inventado no Harry’s Bar, onde foi servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo de carne crua, rica em ferro, pois ela estava com anemia.

 

  • Ciabatta

A ciabatta é um pão branco de origem italiana. Normalmente a sua receita inclui a preparação da biga ou esponja, que é uma mistura de farinha, fermento e água algumas horas antes do preparo da massa propriamente dita. O seu nome vem do italiano para chinelo, em alusão ao seu formato achatado. Como na sua composição existe uma grande porcentagem de água, este pão apresenta um miolo bem mole e aerado.

  • Tiramisù

O Tiramisù é uma sobremesa tradicionalmente italiana  que leva como principal ingrediente o queijo tipo Marcarpone. O ingrediente – que possui de 60% a 75% de gordura, é essencial na receita do prato, contudo, o gosto que mais se acentua no tiramisù  é o do café.

O que comprar na Itália

  •  Chocolate – Apesar da fama dos chocolates suíços, na Europa, os chocolates italianos também são muito aclamados. Isso porque a variedade de combinação de sabores e de texturas é imensa e os italianos adoram  uma boa gama de opções quando se trata de comida. Uma das marcas mais consumidas é a Novi, que oferece produtos de qualidade que merecem o apreço.
  • Roupas na Douglas – Quem gosta de fazer algumas compras não pode deixar de ir à Douglas. Essa loja, querida por muitos brasileiros, trabalha com marcas como Dior, Chanel, Lâncome e está localizado em várias cidades italianas, inclusive em Milão. As mais novas coleções europeis podem ser facilmente  encontradas lá, o que compensa uma visita. Site: https://www.douglas.it/

  • Cosméticos na Kiko Milano – Referência em produtos para cuidados da pele e cabelos, a Kiko é parada essencial. Muitos produtos consumidos no Brasil são encontrados na loja, porém em um preço muito menor. É necessário, contudo, fazer a reversão para ponderar se o ganho é real.

 

  • Principais atrações

Coliseu – O coliseu romano, também nomeado Anfiteatro Flaviano  possui 45 metros de altura e se configura como um dos maiores cartões postais da Itália, sendo uma parada essencial para quem visita o país. O monumento, construído no século I, é considerado o maior anfiteatro do mundo com o objetivo principal de entretenimento para o povo. Quando ele foi inaugurado pelo Imperador Tito, estabeleceu um ambiente para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos que celebrava a cultura e representava a mitologia grega em múltiplas apresentações. As atrações também incluíam execuções, batalhas navais, combates de gladiadores, lutas e caça de animais, dentre outros.

  • Torre de Pisa

A Torre de Pisa é um dos monumentos mais fascinantes e visitados da Itália. Projetada em 1773 para abrigar o sino da catedral de Pisa, no norte da Itália, contudo, não seguiu com o objetivo inicial após a identificação da sua inclinação inicial. Foi terminada somente em meados do século XV devido ao afundamento do terreno e ao assentamento irregular das fundações. O engenheiro encarregado do projeto, Bonnano Pisano, tentou compensar a inclinação construindo os demais cinco andares ligeiramente mais altos do lado em que a estrutura pendia para baixo – mas o excesso de peso só fez a torre afundar ainda mais – aumentando a inclinação. Atualmente, a torre se configura como um ponto turístico e, por incrível que pareça, não apresenta riscos de desabamento, nem algum perigo para os visitantes.

  • Quadrilátero da Moda

A Itália, especificamente Milão, é tida como referência para a moda mundial. Essa cidade, além de sediar inúmeros encontros, festivais e desfiles de moda também determina tendências cobiçadas por muitos viajantes. Nesse sentido, o quadrilátero da Moda está localizado nos arredores da Catedral de Milão e é referencia nas confecções de artigos de luxo e exclusivos. Acessórios, sapatos e vestimentas de marcas como Armani e Bvulgari são os mais desejados.

  • Vaticano

Dos pontos turísticos da Itália, este é o de maior em importância religiosa. O Vaticano, como se sabe, é um país localizado dentro de Roma e a ida à cidade do Vaticano compreende a visita à Basílica de São Pedro e também ao Museu do Vaticano, que possui um dos acervos mais ricos do mundo. Representa o núcleo oficial da igreja católica mundial e, apesar da não acepção à religião, muitos turistas não católicos confessam o fascínio e encanto transmitido no local.

  • Praça e Basílica de São Marco

Ambos os monumentos se localizam em Veneza, contudo, preservam suas particularidades. A Praça de São Marco é a maior e também a única praça da cidade. Sempre lotada de turistas, a praça iniciada no século IX como área pequena frente à Basílica de São Marcos original, foi estendida para a sua forma e tamanho atuais em 1177 e se configura como o centro de Veneza. Extremamente procurada pelos viajantes para tirar fotos apreciarem o pôr do sol. Por sua vez, a Basílica de São Marco, construída no século XI, é a principal igreja de Veneza. Juntamente com o Campanário, porta-se como o edifício símbolo da cidade. É sem dúvida uma obra magnífica e uma parada obrigatória para quem vai a Veneza e gosta de arte sacra.

  • Galeria Vittorio Emanuelle II

Outro local muito interessante e um dos principais pontos turísticos na Itália é a Galeria Vittorio Emanuelle II em Milão. Localizada entre a Praça Scala e a Praça Duomo, ela é uma luxuosa galeria que abriga uma diversidade de pinturas, esculturas e artefatos. Além do teor cultural, é possível encontrar vários restaurantes; como Savini e II Camparino, cafés e lojas de grande porte, como Prada e Louis Vuitton. Além de poder aproveitar o dia fazendo algumas compras no local, é possível parar para degustar uma maravilhosa taça de vinho acompanhada do melhor da gastronomia italiana.

Dicas e Curiosidades

– Muitas atrações das principais cidades italianas, como Florença e Roma, são visitadas diariamente por milhares de turistas. Ficar horas na fila não é agradável, contudo, existe uma solução prática para o problema: comprar ingressos antecipadamente na internet. Site para a compra de ingressos online: https://italianablog.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-florence/#TopProducts

– O café-da-manhã dos italianos é doce, normalmente pão e marmellata (geléia) e café (espresso na maioria das vezes). Nas pasticcerias é possível observar as pessoas tomando um espresso com pão doce qualquer, croissant com chocolate ou nutella, croissant com creme, torrada com geléia de frutas;

– Você pode comprar um chip (SIM card) pro seu telefone se for desbloqueado, com um plano básico e acesso a internet, entre 10-25 euros. Para estrangeiros, só precisa mostrar o passaporte.

– Nas estações de trem você pode comprar as passagens em guichês ou nas máquinas. As máquinas são simples e operam em várias línguas (inglês, espanhol, português). Elas aceitam dinheiro – dão troco até 20 euros, aceitam moedas ou notas e cartão com chip.

– Existe uma fonte de vinho tinto na Itália que funciona 24 horas por dia e é totalmente grátis. Você ainda pode visitar a cidade de Villa Caldari, na região de Abruzzo, onde a vinícola Dora Sarchese mantém funcionando a Fontana del Vino. Uma fonte de vinho tinto que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Parece sonho, mas a fonte é uma realidade aberta ao público, e os viajantes podem se servir a vontade.

– Os italianos inventaram muitas coisas, algumas delas extremamente deliciosas como as pizzas, casquinha de sorvete e até a nutella. Além desses itens, eles também criaram muitos objetos úteis como os óculos, telefone, máquina de escrever, colete salva-vidas, piano, violino e muitas outras coisas.