La dolce vita

Se quiser uma viagem cultural, com ricas experiências gastronômicas, paisagens variadas, museus, catedrais, cidades históricas e paisagens deslumbrantes, a Itália é o seu destino. Para aproveitar a Itália o melhor é  escolher a época do ano acordo com que você quer fazer: esquiar na neve, ver campos floridos, visitar museus, caminhar nas cidades ou se bronzear na praia.

No verão, o sol abraça a Itália e você agradecerá por ver pequenas filas pela cidade que indicam o lugar onde há fontes de água gratuita. E não se preocupe, a água nas fontes é limpa, fresca, potável e deliciosa! Também aproveite o calor para se esbaldar com os famosos gelatos italianos que,   assim como o vinho e as massas, são de alta qualidade e você encontra em todas as esquinas. Nem ouse se preocupar com calorias!

Para espanto de uns e felicidade de outros, a pizza na Itália é servida por pessoa! Na tradição italiana, a pizza não é grande como a do Brasil, e não tem ostentação de recheios como as daqui, mas caso não dê conta, é só pedir para embalarem pra viagem! Outro detalhe da cultura italiana: ao invés de cobrarem 10%, eles cobram o “Coperto”, só por você se sentar em uma mesa, mesmo que seja só para  tomar um cafézinho.

Um custume charmoso mas que pode ser incoveniente para os turistas, é o famoso “riposo”. Após o almoço, das 13 às 16h, muitos comerciantes  fecham as lojas para uma soneca da tarde! No norte do país esse costume não é tão forte mas é bom ficar atento para não passar aperto caso precise de algo.

Para disfrutar de toda beleza da Itália, recomendamos alugar um carro. O transporte público pode ser um pouco limitante e com um carro você terá mais facilidade para explorar cidadeszinhas encantadoras, liberdade de parar na estrada para admirar e fotografar a paisagem, visitar vinhedos e ir a quantas vilas quiser, o que não se pode fazer viajando de trem ou ônibus. Pode ser uma ótima oportunidade para conhecer la dolce vita.

Além das deslumbrantes paisagens naturais, como as da Sardenha, as obras de arte no país são exuberantes. Roma concentra grandes construções históricas, como o Coliseu. Quando se pensa em Florença pensamos em um destino romântico, mas não se preocupe, além dos suspiros de amor, a cidade berço do Renascimento italiano também arranca suspiros com as obras de Botticelli e Michelangelo.

Para você sentir um pouquinho da emoção da Itália, assista os filmes “Sob o Sol da Toscana” e “Comer, rezar e amar”. Sem dúvida a Itália vai te surpreender!